Lilypie - Personal pictureLilypie Kids Birthday tickers

quarta-feira, maio 12, 2010


Lançamento da Plataforma do SEAA para estudo e reflexões

MAIS UMA DE NOSSAS CONQUISTAS:
        Estamos muito felizes pelas inumeráveis conquistas reunidas nos últimos onze anos, no que diz respeito ao desenvolvimento do nosso trabalho. Todo o processo de evolução que vivenciamos só foi possível, principalmente, por duas razões fundamentais, como: o envolvimento e a dedicação de todos os nossos profissionais num contexto de construção coletiva, e a busca incessante pelos conhecimentos que se fizeram necessários para nos direcionar rumo às mudanças.

        Nessa perspectiva de construção coletiva onde todos podem contribuir, inauguramos mais uma de nossas conquistas, ou seja, a nossa PLATAFORMA. Esse recursos tecnológico serve para ampliar as possibilidades de diálogo de maneira mais otimizada entre os nossos profissionais, uma vez que temos a nosso favor o tempo e o espaço que cada um pode escolher. Outra grande vantagem está na possibilidade de TODOS contribuírem com reflexões pertinentes e que, muitas vezes, não conseguem fazer nos espaços coletivos em função do tempo.

        É importante ressaltar  que o espaço virtual contribui para enriquecer as nossas reflexões teóricas, pois, todos podem navegar nesse barco de conhecimentos que, de forma tão rica, está colocado ao nosso dispor. Assim, como estamos na fase de construção coletiva do nosso trabalho, entendemos que esse momento virtual, também, é muito  importante, pois, serve para a troca de experiências, bem como, para propor ações viáveis.

        Tudo que estamos construindo tem sido construído por meio de um processo lento, gradativo e de forma coletiva, onde todos podem sugerir, todos podem agregar conhecimentos e experiências, todos podem questionar, enfim, todos têm a oportunidade de participar. A reflexão que fazemos durante o processo de construção nos conduz ao aprimoramento das nossas ações.

        Portanto, dando continuidade à nossa formação contínua, estamos, com esse recurso tecnológico, atuando na SEXTA DIMENSÃO do nosso trabalho. Para subsidiar as reflexões que serão realizada por meio da Plataforma, elencamos algumas premissas básicas para a nossa formação:

1. A NOSSA ATUAÇÃO DEVE SER INSTITUCIONAL. O olhar dos profissionais do SEAA deve estar voltado para a ESCOLA como um todo e não focado apenas no aluno. Para tanto, a nossa intervenção deve partir de uma análise Global, Contextual, Sistêmica e Holística dos fenômenos.
2. TEMOS TRÊS EIXOS TEÓRICOS NORTEADORES DO NOSSO TRABALHO, que são:
· A Abordagem Histórico-Cultural.
· A Teoria da Subjetividade.
· O Desenvolvimento das Competências.

IMPORTANTE: Os estudos e reflexões partem do que vivenciamos no cotidiano da escola. Isto significa que  refletimos, dialogamos, enfim, estudamos sobre os assuntos pertinentes à nossa prática.

Como acontece a formação contínua dos profissionais de SEAA de Samambaia: 
1. Por meio de assessoria permanente em serviço:
· Do individual para o individual.
· Do individual para o grupo.
· Do grupo para o individual.
· Da Coordenação Intermediária para o grupo
· Da Coordenação Intermediária para o individual
· Do grupo para a Coordenação Intermediária.
· Do individual para a Coordenação Intermediária.

2. Por meio de encontros coletivos presenciais, para:

ESTUDOS:
· Troca de experiências.
· Divisão de angústias.
· Debates temáticos.
· Leitura e reflexão
· Oficinas.
· Etc.

3. Por meio de encontros virtuais:
Esse recurso minimiza, inclusive, os custos com celular, combustível, etc. Ele nos possibilita dialogar com qualquer um a qualquer momento e de qualquer lugar. Temos que aproveitar o que a evolução tecnológica nos coloca à disposição. É IMPORTANTE QUE FIQUE CLARO QUE ELE NÃO TOMA O LUGAR DOS ENCONTROS PRESENCIAIS. Da mesma forma que os encontros presenciais, esse recurso on-line também serve para:

ESTUDOS:
. Troca de experiências.
· Debates temáticos.
· Leitura e reflexão.
· Questionamentos.
· Etc.

FAÇAMOS BOM PROVEITO...

Raquel de Alcântara Maragno Molina

0 comentários: