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segunda-feira, dezembro 20, 2010


NOVA PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO DO SERVIÇO ESPECIALIZADO DE APOIO À APRENDIZAGEM DE SAMAMBAIA

          A Rede Pública de Ensino do Distrito Federal conta com um serviço de apoio técnico e pedagógico denominado Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem – SEAA, que oferece apoio educacional especializado às instituições de ensino e tem como objetivo principal contribuir para a superação das dificuldades presentes no processo de ensino e aprendizagem.
          Esse serviço está instituído desde 1968 no Distrito Federal - DF, tendo sofrido no decorrer dos anos inúmeras mudanças com o intuito de adequar-se às demandas da escola pública. Apesar de haver como diretrizes os preceitos estabelecidos no documento intitulado “Orientação Pedagógica”, fazia-se necessário o estabelecimento de uma sistematização para melhor operacionalização do trabalho, o que levou os profissionais do SEAA da Diretoria Regional de Ensino de Samambaia a implementarem mudanças que vêm ocorrendo desde 1999.
          Tais mudanças foram em âmbito estrutural e metodológico, porém, ancoradas em um novo eixo teórico-epistemológico: a abordagem histórico-cultural, que relaciona a aprendizagem e o desenvolvimento humano aos aspectos sociais, culturais e históricos. Concebe-se, portanto, que essa abordagem teórica é capaz de dar sustentação a uma proposta inovadora de atuação no contexto da instituição educacional e, não somente, no problema individual dos estudantes.
          É importante destacar que por não haver, até então, um modelo teórico-metodológico para uma atuação institucional, a presença da Psicologia Clínica servia como referencial para o trabalho que era caracterizado pelo acompanhamento individualizado ao estudante encaminhado com a queixa de dificuldades de aprendizagem . O recebimento desses estudantes, sem a devida reflexão sobre o processo educativo e sobre as condições que propiciam o seu desenvolvimento, confirmava a presença de concepções medicalizantes e psicologizantes, uma vez que atribuíamos a eles a responsabilidade pelo seu fracasso.
          Assim, a crença em que os fatores biológicos, psicológicos ou ambientais determinavam o não aprender tirava o nosso olhar das discussões político-pedagógicas para outras mais reducionistas, o que era confirmado ao assumirmos a responsabilidade de buscar soluções para problemas que, muitas vezes, eram produzidos ou potencializados no contexto escolar. Como afirma Gurgel, (2002, p. 13), “as formas de avaliação e de intervenção, realizadas no sistema educacional, focalizam e realmente acreditam que as causas das dificuldades escolares estão alocadas na própria criança e em sua família”.
          Para tanto, a presença da equipe no contexto da escola passou a ser imprescindível com o intuito de conhecer aquela realidade in loco, e assim, desenvolver uma intervenção mais adequada, pois, apesar de haver diversificadas formas no contorno da escola, ela ainda concebe uma tendência muito linear e rígida ao promover a organização do seu trabalho pedagógico. Isso nos alerta para a necessidade de questionar sua prática como possibilidade de superação desses limites, principalmente por considerar que ela contribui significativamente para o processo de desenvolvimento integral do aluno (Alcântara, 2005).
         Desta forma, o SEAA está caminhando em direção ao aprimoramento do seu trabalho, o que pode ser constatado não só pelos avanços teórico/metodológicos, mas também, pelos avanços estruturais, comprovados pela evolução no número de equipes, partindo-se de três em 1999, chegando-se a 24 em 2010, de modo que, atualmente, cada escola do Ensino Fundamental, séries/anos iniciais, conta com um pedagogo e um psicólogo, sendo esse, itinerante em três escolas.
          Nessa nova perspectiva, a atuação passou a ser institucional com abordagem preventiva e interventiva, ocorrendo em todo espaço/tempo no contexto escolar no qual todos os sujeitos da escola estão sob o olhar da equipe. A figura abaixo ilustra a configuração da atuação dos profissionais do SEAA nas escolas da DRE de Samambaia.
          Entendendo, portanto, que todos os profissionais da escola são sujeitos ativos no processo educativo, é imprescindível que todos os agentes estejam envolvidos no fazer pedagógico. Por isso, o SEAA tem a tarefa de articular ações que promovam o trabalho coletivo dentro da instituição escolar, fortalecendo e instrumentalizando o corpo de profissionais com subsídios teóricos e práticos.
         Para o desenvolvimento do trabalho na instituição de ensino e baseando-se em Almeida e Marinho (2005), foram eleitas seis dimensões de atuação que ocorrem concomitantemente em todo espaço/tempo no contexto escolar. A figura abaixo ilustra as dimensões que norteiam o trabalho dos profissionais do SEAA na DRE de Samambaia.
          Nessa nova perspectiva de atuação, o SEAA estará em condições de cumprir os pressupostos do Ministério da Educação que postula que a atuação especializada deve ser um processo compartilhado, a ser desenvolvido, preferencialmente, na escola, envolvendo todos os agentes educacionais. Preconiza-se, portanto, que esse processo tem como finalidade conhecer para intervir, de modo preventivo e/ou interventivo, sobre as variáveis identificadas como barreiras para a aprendizagem. (MEC, 2002).

REFERÊNCIAS

Alcântara, G. R. Constituição Subjetiva do Aluno em Situação de Fracasso Escolar. Dissertação de mestrado. Brasília. Universidade de Brasília, 2005.
GURGEL,C. P. P. O relatório psicopedagógico e sua importância para o trabalho do professor. Dissertação de mestrado. Brasília. Universidade Católica de Brasília, 2002.
MARINHO-ARAÚJO, C. M. M. & ALMEIDA, S. F. C. Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional. Campinas: Alínea, 2005.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais: subsídios para os sistemas de ensino, na reflexão de seus atuais modelos de avaliação. Brasília: MEC/SEESP, 2002.

1 comentários:

Cantinho do meu bebê disse...
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