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quarta-feira, dezembro 29, 2010


TRABALHO COLABORATIVO

GRUPO DE APOIO COLETIVO - GRAC

       Para facilitar a aproximação de todos os profissionais que atuam dentro da escola e com a finalidade de envolvê-los efetivamente na busca de soluções para as questões mais complexas, a Coordenação Intermediária da DRE de Samambaia implementou, em 2009, uma proposta de trabalho colaborativo denominado Grupo de Apoio Coletivo - GRAC, baseado numa experiência da Espanha conhecida como Grupo de Apoio entre Professores - GAEP.       

        A premissa básica dessa metodologia é promover a interrelação entre os profissionais da escola na busca de apoio para a resolução colaborativa de problemas mais complexos, baseando-se no princípio da autonomia como um sistema de apoio mútuo. (PARILLA; DANIELS, 2004).    

       O GRAC possibilita à escola a mobilização de recursos próprios e o compartilhar de responsabilidades para o enfrentamento das situações advindas de um contexto muito diversificado de demandas sociais, econômicas, afetivas e educacionais, que podem gerar estresse e esgotamento profissional. Situações que se traduzem, em geral, na diminuição da tolerância e do envolvimento profissional em qualquer contexto que suponha aceitar novos desafios ou propostas (PARRILLA; DANIELS, 2004).

        Nesse sentido, o GRAC cria um espaço no qual os profissionais da educação, que compõem o Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem, Orientação Educacional, Sala de Recursos, Direção, Supervisão e Coordenação Pedagógica, Centro de Referência a Alfabetização e corpo docente, possam compartilhar, analisar e resolver problemas mais complexos que surgem na realidade cotidiana da escola.

         Essa estratégia transforma todos os profissionais imbuídos no fazer pedagógico em protagonistas do processo de desenvolvimento escolar, pois assume e valoriza a riqueza e a profundidade do conhecimento de todos os profissionais da escola a respeito dos problemas que se apresentam no dia-a-dia escolar e, ainda, valoriza a capacidade de enfrentamento e ajuda na solução dos problemas. Assim, a escola constrói e destaca sua identidade como organização que aprende e se transforma por meio de e com seus profissionais.


        O GRAC, portanto, é uma metodologia utilizada pelos profissionais do SEAA de Samambaia como alternativa que os auxilia ao perceberem que a situação para a qual foi solicitado apoio requer o envolvimento de outros segmentos da escola. Isso reforça a importância da articulação de outros profissionais na discussão e busca de alternativas de apoio aos que demandam situações de maior complexidade.


        Dessa forma, a proposta auxilia na disseminação da cultura colaborativa, pois, rompe com o isolamento dos professores por meio da criação de um clima que facilite o trabalho compartilhado e que esteja fundamentado em respeito e numa concepção da escola como contexto básico para o desenvolvimento profissional (MARCELO GARCIA, apud PARRILA; DANIELS, 2004).


        Busca-se, portanto, com esta metodologia estabelecer uma prática consistente e criteriosa de análise, reflexão, compreensão, planejamento e avaliação das situações para as quais é verificada a necessidade de reunir um grupo de profissionais que atuam dentro da escola.

        Concluindo, percebe-se que as escolas onde o Gestor reconhece e apoia este trabalho, o sucesso é notório. Como exemplo destacam-se a E.C. 121, E.C. 501 e o Caic Helena Reis. Parabéns a todos os profissionais destas escolas.

Raquel de Alcântara Maragno Molina

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