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quarta-feira, junho 16, 2010


O TRABALHO COLABORATIVO NA ESCOLA CLASSE 501 DE SAMAMBAIA

          O trabalho coletivo não é algo fácil de construir. Entretanto, para uma Instituição de Ensino que vislumbra ser gerida democraticamente, esse é o meio para um processo pedagógico de qualidade e eficiência.
          Conforme Albert Schweitzer “a visão enxerga o objetivo em potencial escondido no caos do momento, mas que pode dar à luz novas possibilidades para uma pessoa, uma empresa ou uma nação.”
          Após um processo árduo e intencional na busca da ressignificação da cultura institucional, este ano a Escola Classe 501 conquistou a consolidação do trabalho coletivo, por meio da adoção de uma prática cotidiana que inclui maior empenho, disposição, boa vontade e comprometimento dos segmentos educacionais. Na prática destinamos um momento com data e hora pré estabelecidas para o planejamento colaborativo, onde todos os setores de apoio à escola (direção, coordenação, SEAA, SOE e Atendimento Educacional Especializado), planejam de forma colaborativa atividades diárias, tais como: coordenação coletiva, intervenções junto aos professores e alunos, reuniões, organização de eventos e encontros para Avaliação Institucional.
         Fazer parte de uma gestão compartilhada contribui para um olhar sistêmico, global, contextual e holístico.
          Nessa perspectiva, o trabalho coletivo tornou-se uma condição “sine qua non” na elaboração das atividades da escola. Todavia, todo os trabalhos e projetos desenvolvidos na escola trazem resultados importantes, que são frutos, não de um esforço individual, mas colaborativo. Não significa que estamos trabalhando juntos todo o tempo, mas, após traçarmos nossos objetivos comuns, compartilhamos responsabilidades que desenvolvem-se individualmente ou em subgrupos, e assim, garantimos o cumprimento dos objetivos pré-estabelecidos..
          É através do trabalho coletivo que a nossa escola está transformando-se a cada dia em um espaço privilegiado de formação, não apenas para os alunos, mas para todos os segmentos da escola.

Débora Vilhena Perugino de Araújo – Pedagoga do SEAA - EC 501
Jane Giovana Almeida Barbosa – Psicóloga do SEAA – EC 501

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